Genética indica a origem das múmias do Tarim, descobertas na China no início do século 20

Genética indica a origem das múmias do Tarim, descobertas na China no início do século 20

Naturalmente preservadas, as múmias da Idade do Bronze descobertas na Bacia do Tarim em Xinjiang, China, pertenciam a uma população local geneticamente isolada, de acordo com a análise de seu DNA em todo o genoma. Essas descobertas, publicadas na Nature, contradizem as hipóteses anteriores de que essas múmias descendiam de populações que migraram do que hoje é o sul da Sibéria, o norte do Afeganistão ou das montanhas da Ásia Central.

As origens das múmias do Tarim e da cultura Xiaohe à qual pertenciam têm sido debatidas desde sua descoberta no início do século 20, principalmente por causa da aparência distinta das múmias, bem como das roupas e práticas agrícolas associadas. Três hipóteses principais foram contestadas: a saber, que essas pessoas descendiam de pastores de estepe migrantes do que hoje é o sul da Sibéria ou de fazendeiros das montanhas da Ásia Central ou do oásis do deserto no norte do Afeganistão.

Uma mulher naturalmente mumificada do enterro M11 do cemitério de Xiaohe. Foto de Wenying Li, Instituto de Relíquias Culturais e Arqueologia de Xinjiang.

Choongwon Jeong e colegas analisaram o DNA genômico de 13 múmias que datam de cerca de 2100–1700 aC da Bacia de Tarim em Xinjiang do Sul, bem como 5 múmias que datam de cerca de 3.000 a 2.800 aC da Bacia Dzungarian do norte. Acredita-se que essas múmias representem os primeiros restos humanos descobertos em Xinjiang até hoje. Os pesquisadores descobriram que as múmias Dzungarian tinham grande ascendência Afanasievo (pastores de estepe das montanhas Altai-Sayan, no que agora é o sul da Sibéria) com algumas influências genéticas locais, enquanto as múmias Tarim só tinham ascendência local. Proteínas do leite descobertas em depósitos nos dentes de sete múmias Tarim indicaram que essa população provavelmente dependia da criação de gado leiteiro. Tomados em conjunto, esses resultados contradizem as hipóteses anteriores de migração e, em vez disso, implicam que, embora as linhagens genéticas das populações locais de Dzungarian e de migrantes de Afanasievo possam ter se misturado, as culturas da Bacia de Tarim provavelmente surgiram de uma população local geneticamente isolada. No entanto, eles sugerem que essa população era culturalmente cosmopolita e mantinha laços estreitos com seus vizinhos pastores e fazendeiros.

Em um News & Views associado, Paula Dupuy investiga ainda mais as principais descobertas do artigo e suas implicações para o nosso conhecimento da pré-história da Ásia Interior. Em sua conclusão, ela comenta que os autores ‘responderam à questão das origens genéticas da cultura Xiaohe. Agora, depende da colaboração de estudiosos entender melhor os padrões dinâmicos e variados de intercâmbio cultural que definem a Idade do Bronze da Ásia Interior.’

Imagem em destaque: Vista aérea do cemitério de Xiaohe. Foto de Wenying Li, Instituto de Relíquias Culturais e Arqueologia de Xinjiang

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