No Dia Mundial Sem Tabaco, apoie quem está tentando parar de fumar e não consegue

Hoje, 31 de maio, se comemora em todo o planeta o Dia Mundial Sem Tabaco. A data foi proclamada em 1987 pelos Estados-membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de chamar a atenção global para a epidemia do tabaco, as mortes e doenças evitáveis causadas pela substância. Em 1988, a Assembleia Mundial da Saúde adotou a celebração do dia em 31 de maio.  Para este ano, a OMS criou uma campanha de incentivo aos milhões de fumantes que estão querendo salvar a própria vida abandonando esse vício mas que ainda precisam de ajuda para ter sucesso. Segundo a agência, o tabaco é responsável por 8 milhões de mortes todo ano.

A situação dessas pessoas se agravou com a chegada da Covid-19. De acordo com o dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, “os fumantes têm um risco até 50 por cento maior de desenvolver doença grave e morte por Covid-19. Portanto, parar de fumar é a melhor coisa que essas pessoas podem fazer para diminuir o risco de contraírem o coronavírus, bem como câncer, doenças cardíacas e outras doenças respiratórias”.

Em todo o mundo, cerca de 39 por cento dos homens e 9 por cento das mulheres usam tabaco. As taxas mais altas (26%) são encontradas atualmente na Europa, com estimativa de redução de apenas 2% até 2025 se medidas urgentes não forem tomadas pelos governantes.

Você que conhece alguém que está tentando “sair dessa” mas está se sentindo impotente, apoie a campanha e divulgue o “Compromisso para Parar”.

Brasileira premiada

A médica Tânia Cavalcante, do Brasil, é a única vencedora de língua portuguesa do Prêmio Mundial sem Tabaco, que reconhece ações para ajudar as pessoas a pararem de fumar. Ela está entre os 37 agraciados pelo Reconhecimento Especial do Diretor-Geral da OMS. O galardão é atribuído a representantes das seis regiões cobertas pela agência devido aos avanços no controle do tabagismo. Tânia Cavalcante, do Instituto Nacional do Câncer, é a secretária-executiva do Comitê Nacional para a Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco. 

Vídeo que integra a campanha “Compromisso para Parar”.

Imagem em destaque: Crédito Pawel Czerwinski/Unsplash.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *