Brasil tem dois dos melhores aeroportos internacionais do mundo
Dois aeroportos brasileiros estão entre os melhores do mundo, segundo pesquisa divulgada pela alemã AirHelp, empresa que se dedica à defesa dos direitos dos passageiros de avião. São eles os aeroportos internacionais Afonso Pena, em Curitiba, capital do Paraná, e Viracopos, na paulista Campinas. Numa lista de 132 aeroportos analisados, Afonso Pena ficou em quarto lugar, enquanto Viracopos está na décima posição. Ocupam o pódio os aeroportos internacionais de Hamad (Doha, Catar), Tóquio (Tóquio, Japão) e Atenas (Atenas, Grécia), nessa ordem.
Para chegar à classificação, a AirHelp, uma espécie de “reclame aqui” dos ares, leva em conta três fatores: desempenho quanto a prazo, qualidade dos serviços e oferta de alimentação/lojas. Para o primeiro quesito – e o que mais pesa na balança -, a AirHelp se utiliza das estatísticas de pontualidade de cada aeroporto para calcular a probabilidade do voo chegar no horário. Os outros dois itens têm como base a opinião dos que se utilizam dos serviços prestados no local. Milhares de pessoas de todo o mundo opinam sobre o atendimento ao cliente, o tamanho das filas e a limpeza. A pesquisa também avalia as opções de alimentação e pontos de compra à disposição dos passageiros.
Pontualidade foi o ponto forte do Afonso Pena, superado apenas pelo aeroporto Sheremetyevo (Moscou, Rússia). O item alimentação e compras foi o que o colocou atrás dos três primeiros no ranking geral. Viracopos recebeu a mesma pontuação em pontualidade, mas teve pior desempenho nos dois outros critérios. Variedade, qualidade e preço da comida e opções de lojas foi o pior deles.
Numa nota de 0 a 10, Afonso Pena recebeu 8,37. Viracopos conseguiu 8,25. Para efeito de comparação, Hamad ficou com 8,39; Tóquio, 8,38; e Atenas, também 8,38. Notas muito melhores que a recebida pelo aeroporto da Portela de Lisboa (Portugal). Com nota geral de 5,76, o português ficou em último lugar na lista, sendo considerado o pior aeroporto do mundo, segundo a pesquisa.
Imagem em destaque: Divulgação
ENCONTROU ALGUM ERRO? Ajude-nos a informar melhor
MAIS INFORMAÇÃO EM Agência PáginaUm de Notícias