Senado aprova maior acesso das escolas a internet de alta velocidade e tecnologias digitais

Senado aprova maior acesso das escolas a internet de alta velocidade e tecnologias digitais

O Senado aprovou, nesta quarta-feira (9), o projeto do Poder Executivo que cria a Política de Inovação Educação Conectada (Piec), com o objetivo de expandir o acesso das escolas públicas à internet de alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica (PLC 142/2018). O texto segue agora para a sanção da Presidência da República.

— Além do estresse e do sofrimento em razão da pandemia, a necessidade de o aluno continuar estudando remotamente é um enorme desafio, mesmo para quem conta com boas condições para se conectar com colegas e professores. Infelizmente, os dados têm mostrado que muitos estudantes brasileiros ficaram excluídos desse processo — apontou a relatora do projeto, senadora Daniella Ribeiro (PP-PB).

De acordo com o projeto, os princípios da Piec são:

  • a autonomia dos professores quanto à adoção da tecnologia para a educação;
  • o estímulo ao protagonismo do aluno; o acesso à internet com qualidade e velocidade compatíveis;
  • o amplo acesso aos recursos educacionais digitais de qualidade;
  • e incentivos à formação dos professores e dos gestores em práticas pedagógicas com tecnologia e para uso de tecnologia; entre outros.

Para viabilizar esses princípios, a proposição prevê:

  • apoio às escolas para a elaboração de diagnósticos e planos locais destinados à inclusão da inovação tecnológica na prática pedagógica,
  • apoio técnico e financeiro para a contratação de serviço de acesso à internet,
  • implantação de infraestrutura para distribuição do sinal da internet nas escolas,
  • aquisição ou a contratação de dispositivos eletrônicos e
  • aquisição de recursos educacionais digitais ou de suas licenças.

Os materiais pedagógicos digitais e gratuitos a serem ofertados às escolas serão preferencialmente abertos, de domínio público e licença livre. A elaboração deverá contar com a efetiva participação de profissionais da educação.

Comitê consultivo

Conforme a proposta, a Piec criada contará com um comitê consultivo, composto por órgãos e entidades da administração pública federal, representantes da sociedade civil e dos trabalhadores em educação e das universidades públicas.

Caberá a esse comitê acompanhar e propor aprimoramentos na política criada, além de outras atribuições definidas em regulamento.

Para a composição do comitê, serão consultadas as entidades representativas oficiais de instituições públicas de ensino superior e as confederações nacionais dos trabalhadores em educação.

Crítica 

No Plenário, o senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) pediu mais cautela com as matérias relacionadas à educação. Para ele, é preciso se preocupar mais com conteúdos e softwares educacionais que exploram a interatividade.

“Sempre que se pensa em atualizar a educação brasileira, notadamente nas escolas públicas, com informática, o que se pretende é providenciar acesso à internet e a computadores. Isso é muito pouco. Um computador sem os respectivos softwares educacionais é como um livro com as páginas em branco”, disse.

Fonte: Agência Senado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *