
Cena do filma "Ainda Estou Aqui". Foto Crédito: Alile Dara Onawale/Sony Pictures
A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 338/25, que obriga a exibição anual do filme “Ainda Estou Aqui”, vencedor do Oscar 2025 de melhor produção internacional, em escolas de ensino médio. A obra do diretor Walter Salles retrata o desaparecimento do ex-deputado Rubens Paiva durante a ditadura militar (1964-85) e a busca por justiça de sua esposa, Eunice Paiva.
A proposta, da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT-GO), integra o programa pedagógico de conscientização sobre temas sociais, históricos e de direitos humanos. As sessões deverão ser seguidas de debates orientados por professores e produção de textos críticos pelos estudantes. Escolas precisarão registrar as atividades e enviar relatórios anuais, com sanções a instituições privadas que descumprirem a regra.
“O filme é fundamental para estudar um período marcante e controverso do Brasil”, defendeu Accorsi. O texto tramita em caráter conclusivo pelas comissões de Educação e de Constituição e Justiça antes de seguir ao Senado.