Prêmio ‘Francisco de Assis e Carlo Acutis’ vai para Instituto Seráfico de Assis

Prêmio ‘Francisco de Assis e Carlo Acutis’ vai para Instituto Seráfico de Assis

O Instituto Seráfico de Assis, fundado há 150 anos, é o vencedor da primeira edição do prêmio internacional “Francisco de Assis e Carlo Acutis, por uma economia de fraternidade”. O reconhecimento, anunciado em outubro de 2020 por ocasião da beatificação do jovem Acutis, foi instituído pelo Santuário do Despojamento da pequena cidade da Úmbria, com o objetivo de “promover uma renovação da economia marcada pela fraternidade, a partir da condição e dos interesses dos mais humildes e desfavorecidos”.

“Queremos encorajar processos econômicos fraternos ‘a partir de baixo’ – explica o bispo de Assis, dom Domenico Sorrentino – em que pessoas com escassas possibilidades econômicas, em qualquer parte do mundo, mas especialmente nas regiões mais pobres, se reúnam em torno de válidas ideias de planejamento, contando sobretudo com ‘capital da fraternidade’.

O Instituto Seráfico encarna esses objetivos: destinado ao acolhimento de pessoas com deficiências múltiplas graves, é “um lugar onde o amor se respira de forma concreta e as tecnologias mais avançadas são colocadas a serviço dos mais desfavorecidos – sublinha o prelado. Não há dúvida de que, desde suas origens e no seu desenvolvimento, o Instituto tenha operado na lógica da economia da fraternidade”.

A cerimônia de entrega do prêmio terá lugar no sábado, 15 de maio, e será precedida por um momento de reflexão on-line que terá início às 16 horas (hora italiana), sobre o tema: “Uma economia da fraternidade no pós-pandemia”.

Entre os participantes, a prefeita de Assis, Stefania Proietti; Irmã Alessandra Smerilli, subsecretária do Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral para o setor de fé e desenvolvimento, e a presidente do Seráfico, Francesca Di Maolo. A cerimônia de entrega do prêmio decorrerá on-line a partir das 17h30 com o pronunciamento de Dom Sorrentino e as conclusões da Ministra da Deficiência, Erika Stefani. No dia seguinte, domingo, 16 de maio, pelas 11 horas, no Santuário do Despojamento, o pregador da Casa Pontifícia, cardeal Raniero Cantalamessa, presidirá a Santa Missa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *