Organização Mundial do Turismo premia brasileira por criação de plataforma digital
A brasileira Jussara Pellicano Botelho é uma das premiadas na primeira feira presencial do turismo pós-pandemia. A cerimônia de premiação aconteceu na terça-feira, 18, no Teatro Real de Madri, Espanha. Além de Jussara, outros 24 empreendedores foram reconhecidos pela Organização Mundial do Turismo (OMT) por sua contribuição ao turismo sustentável e responsável, em apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O evento, marcante para o setor e realizado um ano e meio após o surgimento da pandemia, fez parte da Feira Internacional de Turismo 2021, reunindo ministros, parceiros e startups, entre outros.
A empreendedora foi premiada pela criação da plataforma digital Sisterwave, que oferece cursos e outros serviços de viagem a mais de 18 mil mulheres a partir de uma equipe baseada no Brasil. Ela recebeu a láurea das mãos de Gilson Machado Neto, ministro do Turismo do Brasil.
No evento também foi premiada a Siliconbali, de Portugal, na categoria do ODS17, sobre parcerias para atingir as metas globais. A plataforma envolve centenas de parceiros e clientes oferecendo trabalho e voluntariado em cidades como Lisboa, Bali, Nairobi e Rio de Janeiro. Os consumidores recebem auxílio no local para onde viajam em trabalho.
Esperança
Em mensagem para a cerimônia, Antônio Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), realçou que o mundo está a menos de uma década de atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e que ainda está convencido de que estes serão alcançados.
O chefe da ONU apontou o turismo como um aliado e motor nessa caminhada, destacando que os que concorreram ao prêmio têm o potencial de ampliar e impulsionar a transformação positiva das sociedades.
Guterres disse ainda que os novos projetos trazem esperança e ajudarão a inspirar novas maneiras de acelerar o progresso em direção à sustentabilidade, igualdade e inclusão.
Imagem em destaque: Jussara Pellicano Botelho. Arquivo pessoal.