Mulheres já foram vistas como “causadoras de doenças” no Brasil
Foi lançada nesta sexta-feira (28), na Câmara dos Deputados, a exposição virtual “Brasileiras em Tempos de Epidemias”, em alusão ao Dia Internacional de Luta pela Saúde das Mulheres e ao Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna. Promovida pela Secretaria da Mulher e pelo Centro Cultural da Câmara dos Deputados, a exposição retrata a situação das mulheres em tempos de pandemia e homenageia figuras femininas que dedicaram a vida à ciência.
Apresentada em março e abril deste ano no corredor Tereza de Benguela, localizado na Câmara, a visitação não pôde ser aberta às milhares de pessoas que usualmente frequentam os espaços do Congresso Nacional em função das restrições sanitárias.
História
Na exposição virtual, o visitante poderá observar como a imagem da mulher ao longo dos séculos foi associada às epidemias, sendo acusadas de “causadoras de doenças” nos séculos passados, até o momento atual, onde formam a maioria dos profissionais na linha de frente de combate ao novo coronavírus. A mostra tem curadoria de Cristian Brayner.
A exposição apresenta algumas histórias e também a atuação da Bancada Feminina para diminuir o impacto da pandemia e do isolamento social na vida das brasileiras.
Fonte: Agência Câmara de Notícias