Ignácio de Loyola Brandão será o homenageado do ano pelo prêmio Jabuti

Ignácio de Loyola Brandão será o homenageado do ano pelo prêmio Jabuti

Termina às 18 horas do próximo dia 04 de julho o prazo de inscrições para o 63º Prêmio Jabuti. Referência entre os prêmios literários do Brasil, o prêmio, organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) é patrimônio cultural de nosso país. Há anos, ele amplia os feitos da indústria editorial e o alcance da cultura literária nacional. O Prêmio Jabuti se mantém relevante para premiados(as), editoras e agentes de cultura porque desde sua criação, em 1958, distingue ininterruptamente obras e autoras(es). Não obstante todos os dramas enfrentados na constituição de nossa democracia — da 1ª à sua 63ª edição —, o Prêmio constitui uma biblioteca onde podemos nos ler.

Personalidade Literária

A cada ano, o Prêmio Jabuti celebra as figuras fundamentais da arte e do pensamento em um país ávido por inclusão e representatividade. Em 2021, Ignácio de Loyola Brandão receberá a homenagem. Em sua bagagem, um dos mais célebres autores brasileiros carrega muitas histórias, 47 livros, além de inúmeras reportagens escritas no Brasil e em países como Itália e Alemanha. Ele também coleciona prêmios, entre eles, cinco estatuetas do Jabuti.

“É uma honra celebrar a vida e a obra de um autor que, em suas mais diversas formas de escrita, retrata tão bem o Brasil e toda a sua complexidade. Através de sua literatura abrangente, ele sempre nos convida a refletir sobre temas essenciais e que definem o nosso país”, ressalta Vitor Tavares, presidente da CBL. 

“A reação de Ignácio de Loyola Brandão ao convite para ser nossa Personalidade Literária em 2021 foi emocionada e comovente. Sua presença e sua história em nossa cena literária justificam a escolha por se tratar de um autor o tempo todo atento a pensar literariamente o que foi, o que é e o que deve ser o Brasil. Sua obra acende em seus leitores e leitoras a chama de uma esperança crítica”, nos conta Marcos Marcionilo.
Realizado há mais de seis décadas, o Jabuti se empenha em iluminar o que de mais significativo se produz em seus quatro eixos — Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação.
Nesta 63ª edição, mais uma vez, o Prêmio Jabuti nos dará um instantâneo dos dilemas e possibilidades de nosso tempo na perspectiva de quem pensa o Brasil. E os livros, de verdade, os mudam nossa realidade.

Acesse o site premiojabuti.com.br e confira todos os detalhes da 63ª edição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *