Dor de cabeça atinge mais mulheres do que homens e afeta 52% da população mundial

Dor de cabeça atinge mais mulheres do que homens e afeta 52% da população mundial

Uma nova revisão das evidências científicas sugere que mais da metade da população mundial (52%) é afetada por algum tipo de dor de cabeça todos os anos, com 14% relatando enxaquecas. O trabalho, que acaba de ser publicado no The Journal of Headache and Pain, indica que as mulheres são as que mais sofrem desse distúrbio.

As dores de cabeça são uma das condições mais prevalentes e incapacitantes em todo o mundo. No entanto, os estudos de prevalência de cefaleia adotam métodos e amostras variados, o que interfere no resultado final das estimativas.

Autores da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia revisaram 357 publicações entre 1961 e o final de 2020 para estimar a prevalência global de dores de cabeça. A maioria das publicações consideradas na revisão relatava adultos entre 20 e 65 anos, mas algumas também incluíam adolescentes e crianças até 5 anos e idosos acima de 65 anos. Com base em um relatório anterior, de 2007, Lars Jacob Stovner e colegas também mediram as diferenças em métodos em todos os estudos que revisaram. Eles modelaram essas diferenças nos métodos e como elas estão associadas às estimativas de prevalência de cefaleia. A maioria dos estudos relatou dores de cabeças sentidas durante o ano anterior. No entanto, alguns estudos relataram a prevalência de cefaleia ao longo de toda a vida e alguns outros por períodos muito mais curtos, incluindo casos de cefaleia no último dia.

Todos os tipos de cefaleia foram mais comuns em mulheres do que em homens, mais marcadamente para enxaquecas (17% nas mulheres em comparação com 8,6% nos homens) e dores de cabeça por 15 ou mais dias por mês (6% nas mulheres em comparação com 2,9% nos homens).

Continue lendo…

Imagem em destaque: Crédito Pexels

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *