NÃO ENCONTROU O LIVRO QUE PROCURA? ENTRE EM CONTATO CONOSCO PELO WHATSAPP

Visite: Museu das Culturas Indígenas tem entrada grátis durante todo o mês de julho

Primeiro museu feito e conduzido por indígenas, o Museu das Culturas indígenas (MCI) está aberto à visitação a partir de hoje, 30 de junho, com entrada grátis durante todo o mês de julho. Entregue ontem pelo governo do estado, o museu está localizado no Complexo Baby Barione, ao lado do Parque da Água Branca, na zona oeste da capital de São Paulo. O mais novo ponto turístico de São Paulo faz parte do plano de expansão da rede de museus paulistas, que conta atualmente com 24 equipamentos culturais.

O MCI apresenta uma forma inovadora de gestão e governança, tendo como premissa a participação e o protagonismo dos diversos povos e comunidades indígenas por meio do Conselho Indígena Aty Mirim. Sua gestão será compartilhada entre a Organização Social de cultura ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), e o Instituto Maracá, entidade que tem como finalidade a proteção, difusão e valorização do patrimônio cultural indígena.

Seus sete andares vão abrigar exposições de longa e curta duração, centros de pesquisa e referência, auditório, administrativo e reserva técnica, numa área total de 1.400 metros quadrados.

Arte indígena

A curadoria dos artistas e obras está a cargo de Tamikuã Txihi, Denilson Baniwa e Sandra Benites, que escolheram como exposições temporárias inaugurais a “Invasão Colonial Yvy Opata – A terra vai acabar”, de Xadalu Tupã Jekupé, e “Ygapó: Terra Firme”, de Denilson Baniwa, ambos representantes da arte indígena contemporânea, que provocam o visitante a repensar a imagem que muitos têm sobre os povos originários do país.

SAIBA MAIS…

Imagem em destaque: Objetivo do MCI é proteger, difundir e valorizar o patrimônio cultura indígena. Foto: Divulgação/Governo do Estado de S. Paulo

ENCONTROU ALGUM ERRO? Ajude-nos a informar melhor

MAIS INFORMAÇÃO EM Agência PáginaUm de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.