Vênus, o planeta “habitável e perdido” vai ser alvo de duas novas missões espaciais

A Nasa divulgou ontem, 2 de junho, que vai lançar duas novas missões em direção a Vênus, nosso vizinho mais próximo. Previstas para 2028-2030, DAVINCI+ e VERITAS terão o objetivo de compreender como Vênus, um mundo com tantas características semelhantes às nossas, se tornou um planeta infernal. Vênus pode ter sido o primeiro mundo habitável no sistema solar, com um oceano e um clima parecidos com os da Terra.

Como parte da competição Discovery 2019 da Nasa e seguindo um processo competitivo de revisão por pares, as duas missões foram escolhidas com base em seu valor científico potencial e na viabilidade de seus planos de desenvolvimento. As equipes de projeto agora trabalharão para finalizar seus requisitos, designs e planos de desenvolvimento.

“Estamos acelerando nosso programa de ciência planetária com intensa exploração de um mundo que a Nasa não visita há mais de 30 anos”, disse Thomas Zurbuchen, administrador associado da Nasa para a ciência. “Usando tecnologias de ponta que a Nasa desenvolveu e refinou ao longo de muitos anos de missões e programas de tecnologia, estamos inaugurando uma nova década de Vênus para entender como um planeta semelhante à Terra pôde se tornar uma estufa. Nossos objetivos são profundos. Não é apenas compreender a evolução dos planetas e a habitabilidade em nosso próprio sistema solar, mas ir além dessas fronteiras, para os exoplanetas, uma área emergente e empolgante de pesquisa”, destacou.

Imagem em destaque: Crédito: NASA/JPL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *