Universidade de Colúmbia vai financiar pesquisas sobre Paulo Freire e seu legado

Para homenagear o legado de Paulo Freire e contribuir para expandi-lo, o Instituto de Estudos Latino-Americanos (ILAS) da Universidade de Colúmbia, nos Estados Unidos, está lançando a Iniciativa Paulo Freire (IPF). Entre os diversos eventos previstos para este primeiro ano da IPF está o programa Freire Scholars, que vai financiar estudantes daquela universidade e também acadêmicos brasileiros que conduzam pesquisas sobre a obra de Paulo Freire e tópicos relacionados.

A Iniciativa Paulo Freire faz parte das comemorações do centenário de nascimento do Patrono da Educação Brasileira, cujas ideias influenciaram milhares de educadores e milhões de alunos, foram e continuam sendo fundamentais para o desenvolvimento de uma pedagogia crítica e uma educação culturalmente relevante.

O evento inaugural da IPF acontece no próximo dia 3 de novembro reunindo estudiosos do mundo todo. Além do programa Freire Scholars, a Universidade de Colúmbia fará todos os anos, sempre em 19 de setembro (data em que Freire nasceu), um evento especial gratuito e aberto ao público sobre Paulo Freire. Palestras, apresentações e debates online também serão realizados ao longo do ano, através do Seminário Paulo Freire em Colúmbia, dedicado à educação na América Latina e no hemisfério sul do planeta. Igualmente estão previstos trabalhos de defesa pública e a promoção de parcerias com outras universidades e instituições do mundo para manter vivo o legado de Paulo Freire.

A IPF foi criada pelos professores Paulo Blikstein e Mariana Souto-Manning, do Teachers College da Universidade de Colúmbia e será dirigido por Blikstein. Sua elaboração contou com a participação de diversos estudantes brasileiros do ILAS.

LEIA MAIS sobre Paulo Freire e seu centenário de nascimento.

Imagem em destaque: Atualidade de Paulo Freire, o brasileiro que ensinou o mundo a ler a si mesmo/Columbia University

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *