TEMOS O LIVRO QUE VOCÊ PROCURA

Mulheres já foram vistas como “causadoras de doenças” no Brasil

Foi lançada nesta sexta-feira (28), na Câmara dos Deputados, a exposição virtual “Brasileiras em Tempos de Epidemias”, em alusão ao Dia Internacional de Luta pela Saúde das Mulheres e ao Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna. Promovida pela Secretaria da Mulher e pelo Centro Cultural da Câmara dos Deputados, a exposição retrata a situação das mulheres em tempos de pandemia e homenageia figuras femininas que dedicaram a vida à ciência.

Apresentada em março e abril deste ano no corredor Tereza de Benguela, localizado na Câmara, a visitação não pôde ser aberta às milhares de pessoas que usualmente frequentam os espaços do Congresso Nacional em função das restrições sanitárias.

História

Uma das charges em exposição na mostra virtual da Câmara dos Deputados mostra um deputado opositor à vacina se opondo ao trabalho do médico Oswaldo Cruz.

Na exposição virtual, o visitante poderá observar como a imagem da mulher ao longo dos séculos foi associada às epidemias, sendo acusadas de “causadoras de doenças” nos séculos passados, até o momento atual, onde formam a maioria dos profissionais na linha de frente de combate ao novo coronavírus. A mostra tem curadoria de Cristian Brayner.

A exposição apresenta algumas histórias e também a atuação da Bancada Feminina para diminuir o impacto da pandemia e do isolamento social na vida das brasileiras.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *