NÃO ENCONTROU O LIVRO QUE PROCURA? ENTRE EM CONTATO CONOSCO PELO WHATSAPP

Mostra virtual expõe obra de Frans Krajcberg em comemoração a centenário

Até março de 2022, o Centro Cultural da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) realiza uma homenagem ao centenário de nascimento de Frans Krajcberg, importante artista internacional radicado no Brasil, com a abertura da Exposição: arte e vida – Frans Krajcberg. A exposição tem curadoria de Fabrício Fernandino, diretor do Centro Cultural e professor da UFMG.

Krajcberg nasceu em Kozienice, Polônia, em 12/04/1921 e faleceu no Rio de Janeiro em 15/11/2017. Artista plástico, pintor, escultor, gravador e fotógrafo de trânsito internacional, desde o pós-guerra, fez do Brasil a sua pátria e defendeu, de maneira vigorosa e combativa, a natureza e o ambiente de nosso país. Ele se intitulou, mais do que um artista, um ambientalista e suas obras, durante toda a vida, gritaram veementemente em defesa da preservação da natureza e em defesa do direito à vida. Sua arte, mais do que tudo, é um grito, uma denúncia das queimadas da Amazônia, das feridas das terras revolvidas pelas minerações e da interferência humana que compromete a própria existência.

Krajcberg mencionou que “os seres humanos dependem da natureza, mas na verdade não conhecem perfeitamente seu funcionamento; por desconhecê-la, transformam-na e agridem-na”. “Estamos caminhando para a destruição do planeta. A geração atual precisa conscientizar-se de sua responsabilidade”. Com essas premissas, Krajcberg, um sobrevivente, lutou até o fim dos seus dias pela preservação da vida no planeta terra. No final da vida, ele buscou pelos jovens, em quem depositava a esperança de conseguir uma efetiva transformação da consciência ambiental. Krajcberg disse que “a mudança de mentalidade é uma necessidade urgente e a arte tem um potencial incalculável como instrumento de educação e como forma de mudança da relação homem e natureza”.

ACESSE a exposição arte e vida – Frans Krajcberg

Para saber mais sobre Frans Krajcberg, CLIQUE AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.