NÃO ENCONTROU O LIVRO QUE PROCURA? ENTRE EM CONTATO CONOSCO PELO WHATSAPP

Hoje é o dia mundial da bebida mais consumida no mundo depois da água

Este 21 de maio é o Dia Internacional do Chá, a bebida mais consumida no mundo depois da água. O produto, cujas origens datam de mais de 5 mil anos, contribui para a saúde, a cultura e o desenvolvimento socioeconômico de vários países e regiões. Cultivado em determinadas áreas do mundo, o chá é uma fonte de renda para mais de 13 milhões de pequenos produtores e lares, que concentram 60% da produção mundial da bebida.

A data foi escolhida pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) como uma oportunidade de celebrar também os benefícios do chá para a saúde, o meio ambiente e a economia.

Neste ano, as celebrações relembram o processo que a bebida leva desde os campos de plantação até a mesa do consumidor. A produção e o processamento do chá são o meio principal de subsistência de milhões de famílias, especialmente em países em desenvolvimento. China, Índia, Quênia e Sri Lanka são os quatro principais produtores de chá no mundo. O volume global é de US$ 17 bilhões.

A data também é uma oportunidade para atores globais, regionais e nacionais assegurarem que o setor do chá continuará desempenhando um papel na redução da extrema pobreza.

O comércio do produto também ajuda a combater a fome e a salvaguardar os recursos naturais. Em 2020, o movimento global na compra e venda do chá ficou afetado pelas medidas de combate à Covid-19. Mesmo assim, por causa do confinamento social, o consumo doméstico da bebida cresceu 75% em alguns países.

Foto em destaque: Trabalhador numa instalação de processamento do chá em Ruanda – Crédito: A’Melody Lee/Banco Mundial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.