PARA O SEU DIA - De vez em quando, vejam juntos o nascer ou o pôr do sol. (do livro Lições de vida pra casais)
PARA PENSAR - 'Sua tarefa é descobrir seu trabalho e, então, com todo o seu coração, dedicar-se a ele.' (Buda)
Carlo Acutis: o anjo da juventude em Portugal

Carlo Acutis: o anjo da juventude em Portugal

Antônio Machado, diácono permanente da Diocese de Aveiro, Portugal, se encantou pela vida de Carlo Acutis e, desde que descobriu, em 2012, através da peregrinação ao  Santuário do Santíssimo Milagre de Santarém no sul do país, começou a buscar informações e iniciou um apostolado em sua comunidade paroquial apresentando à juventude o exemplo do Beato.

“Confesso que me senti imediatamente atraído por aquele rapaz e comecei a procurar mais e mais informações sobre ele. Na medida em que ia conhecendo melhor a sua história de santidade, crescia também a minha admiração e devoção por ele. Carlo Acutis entrou assim na minha vida muito fortemente, como um amigo que se cruza no caminho e se faz nosso companheiro! Quem nos apresentou foi a Eucaristia, uma paixão comum aos dois. Carlo tinha visitado Portugal pouco tempo antes de falecer, realizando assim um desejo antigo de peregrinar a Fátima e ao Santíssimo Milagre de Santarém, onde segundo parece, teve uma experiência mística! Passou ainda por Lisboa, terra de Santo António, seu santo de grande devoção.  Fascinado por Carlo, escrevi a sua mãe, Antónia Acutis, que muito gentilmente me foi enviando material sobre o seu filho, livros, estampas, fotos, etc. Como fruto da minha devoção por Carlo, sempre que podia falava nele e divulgava a sua vida e a sua extraordinária espiritualidade, apresentando às crianças e jovens da minha paróquia o seu testemunho, como referência a imitar”, revela.

Antonio ressalta que em Portugal Carlo era quase desconhecido, e teve a iniciativa de criar no Facebook uma página, com o objetivo de fazê-lo conhecido, ajudando assim outros a sentir a sua proximidade e intercessão. Mas não imaginava o número de seguidores que a  cada dia testemunham a fé e devoção no beato.

“Confesso que nunca imaginei a rápida expansão desta página e as graças fantásticas que através dela vão acontecendo todos os dias. Curas físicas e espirituais, pessoas que andavam afastadas de Deus e da Igreja e estão a regressar, conversões, famílias abençoadas pelo perdão, desempregados que encontram trabalho.  Deus está a realizar muitas maravilhas por intercessão de Carlo!  Dou graças a Deus por tudo o que está a acontecer e sinto que Carlo Acutis é um amigo dedicado e presente na minha vida”, relata.

Desde que descobriu a história de Carlo Acutis, o diácono Antônio Machado se encantou com o exemplo que deixa para todas as gerações  e começou a rezar pedindo a intercessão por todos os jovens de sua paróquia e fala da alegria da beatificação.

“Ao longo destes anos, fui acompanhando com a minha oração e normal expectativa o andamento da causa de Carlo; a abertura do processo, a declaração de venerável, a exumação e transladação do seu corpo e com uma alegria indescritível, a sua recente beatificação”, conclui.

David Rebelo Vieira, de Oeiras, tem uma história interessante com o Beato por ser um ano mais novo.  E destaca que é possível ser um adolescente normal e seguir a Cristo. E se encantou por ele ter noção que ia morrer e mesmo assim nunca se abater. E que realmente não é fácil aceitar a morte e ter a capacidade de viver em Cristo e ser tão novo. Algo que não é muito comum.

Maria do Céu Almeida Santos mora em Lisboa e destaca que Carlo é um jovem rico com muitos bens e resolve trabalhar para juntar dinheiro para os pobres. É um jovem bonito, mas prefere, na adolescência, guardar a sua castidade e pureza para Deus. Toda a sua história é simplesmente encantadora.

“O exemplo de ter autodomínio, de não se viciar nas tecnologias, PlayStation. Ele treinou a sua determinação em jogar apenas uma hora por semana, e dedicar o tempo ao estudo, ajudar os pobres. E jogava futebol com os seus amigos, era catequista. A lição é: Deus toca nas pessoas que lhe abrem o seu coração. Carlos foi tocado por Deus pela ama que o cuidava desde os 3 anos e aos 4 queria ir ver as igrejas e rezar. Desde os 4 até aos 7 foi deixando se transformar numa criança que queria ter o Rei Jesus Cristo no seu pequeno coração. Ele nunca deixou de ter a vida normal de uma criança e, na adolescência, ele continuou, usando as tecnologias, com inteligência, sabedoria, e procurou mostrar a todos o tesouro que encontrou: o próprio Deus. Sempre humano, mas perto de Jesus, a quem adorava antes e após a eucaristia. Cada um de nós é convidado de forma suave a procurar Jesus num sacrário de uma Igreja e, após o encontro, colocar em prática a caridade, e usar a tecnologia para dar a conhecer Jesus Cristo, que continua vivo pleno de amor no mundo em confusão, doente. Tudo o que precisamos para ter paz está no exemplo de Carlo Acutis, um jovem em chamas por Jesus e a Igreja”, relata Maria do Céu.

Maria do Céu conta do sonho em que Carlo aparecia e teve uma sensação de muita alegria e confessa ter ficado muito feliz e conclui que o mundo precisa de sinais de esperança e os novos Santos como Carlo são designados por Deus para ajudar este mundo.

“A alegria vem do Espírito Santo. Desde que voltei para Cristo Jesus. eu me ofereci para que me use e coloque em mim no meu pobre coração, o Seu fogo. E Ele o tem feito conforme a Sua Vontade, embora as minhas misérias. E Carlo veio até mim como uma Luz brilhante. Eu percebi logo que ele me acompanha como se estivesse do meu lado. Já senti isso várias vezes. Devemos oferecer a Deus a possibilidade de Ele se manifestar em nós para todos”, conclui Maria do Céu.

Na sua Paróquia São Tiago de Vagos, a vida de Carlo Acutis transforma as vidas das crianças e adolescentes, catequizandos e catequistas do 7º ano de catequese. A catequista Marília Domingues não consegue esconder a alegria e foi cativada e seduzida  pelo Carlo Acutis. 

“Com as crianças e adolescentes realizo reflexão e partilha desde o trabalho e incentivo  a realizarem pesquisas sobre a vida de Carlo Acutis e responder às da vida de Carlo, o que mais te marcou. O que pode modificar na vida deles e sobre  à semelhança na vida de cada um. E acredito que todos buscarão imitar um pouco das lições desse jovem que nos dá todos esses exemplos de busca da santidade no cotidiano, sendo alegres e nunca perdendo um só minuto nas suas vidas”, reflete Marília.

Fonte: Vatican News, 16 novembro 2020

A Editora Paulus publicou no Brasil uma obra sobre Carlo Acutis. Leia-a.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *