TEMOS O LIVRO QUE VOCÊ PROCURA

Brasília expõe arte de rua iraniana em fotos da paulistana Maristela Acquaviva

O Museu de Arte de Brasília (MAB) exibe, a partir desta sexta-feira (17/9), a mostra de fotos “Arte Urbana no Irã”. São 28 registros que a fotógrafa paulistana Maristela Acquaviva produziu em espaços públicos da capital Teerã em 2018, numa estada de dez dias a convite da Embaixada do Brasil naquele país, em cooperação com o governo local. A exposição foi montada no primeiro pavimento e pode ser visitada diariamente, exceto às terças, até as 21h.

Marcelo Gonczarowska, que gerencia o MAB e divide a curadoria do evento com Fred Hudson, explica que “as fotos investigam a prática centenária de arte pública no Irã, desde os mosaicos de azulejos do século 18, passando pelos monumentos e painéis erigidos pela monarquia e pela república islâmica no século 20, chegando a manifestações contemporâneas de ‘street art’, com seus grafites e intervenções nos muros da cidade”. De acordo com ele, as fotos “revelam uma face do Irã completamente desconhecida do Ocidente”.

A exposição, que também registra belas esculturas, usa parte do material fotográfico de um livro, “Street Art”, numa edição particular que não será comercializada. Um fotógrafo iraniano, Maziar Kabiri, registrou, em contraponto, imagens da arte de rua na cidade de São Paulo, onde o grafite também se destaca em meio a outras formas de arte em espaços públicos.

“Duas grandes cidades, distantes geograficamente, porém unidas pela popularização da cultura que contribui para torná-las mais atraentes”, diz o texto de apresentação.

Esta é a segunda iniciativa de cooperação cultural entre Irã e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal durante a atual gestão. Em 2019, o grupo musical iraniano Navaye Mehr Band esteve no Centro Cultural Três Poderes e no Complexo Cultural Samambaia, que recebeu estudantes de escolas públicas do DF para curtir a apresentação.

Arte urbana registrada em foto por Maristela Acquaviva durante visita a Teerã.

ARTE URBANA NO IRÃ
Início: 17/09/2021
Local: Galeria do primeiro pavimento do Museu de Arte de Brasília (MAB)
Endereço: SHTN, trecho 01, projeto Orla polo 03, Lote 05, CEP: 70800-200 Brasília – DF
Funcionamento: todos os dias, menos terças-feiras, de 9h a 21h
Entrada gratuita
Classificação livre
Não é necessário agendar a visita

Imagem em destaque: Arte urbana em Teerã/Irã – Crédito: Maristela Acquaviva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *