NÃO ENCONTROU O LIVRO QUE PROCURA? ENTRE EM CONTATO CONOSCO PELO WHATSAPP

Brasil está entre os 30 países com situações críticas de desrespeito aos direitos humanos

Michelle Bachelet, a alta comissária de direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), incluiu o Brasil num grupo de 30 países com situações críticas de desrespeito aos Direitos Humanos que exigem ação urgente para serem solucionadas. Bachelet pediu às autoridades brasileiras que “assegurem o respeito pelos direitos fundamentais e pela independência das instituições”. Em sua exposição na 50ª Sessão da Comissão de Direitos Humanos, ocorrida ontem, 13, a representante da ONU disse estar alarmada diante das ameaças contra os direitos humanos ambientais no Brasil, destacando a necessidade de proteção dos povos indígenas contra a mineração de ouro. Indicou haver “casos recentes de violência e racismo estrutural em questões policiais, como ataques contra parlamentares e candidatos, principalmente afrodescendentes, mulheres e pessoas Lgbti+ antes das eleições gerais”, que acontecem no final deste ano. A comissária, cujo mandato se encerra no próximo mês de agosto, mencionou o desaparecimento do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista Bruno Araújo Pereira no Vale do Javari, na Amazônia, há cerca de uma semana.

Dom e Bruno

O jornalista inglês Dom Phillips, colaborador do jornal The Guardian, e o indigenista da FUNAI Bruno Araújo Pereira desapareceram no domingo (05 de junho) na região do Vale do Javari, na Amazônia, enquanto viajavam de barco da comunidade ribeirinha de São Rafael até a cidade de Atalaia do Norte. A região está tomada por diversos conflitos entre indígenas com madeireiros, pescadores, caçadores e garimpeiros ilegais e traficantes de drogas e de armas, e Bruno Pereira já vinha recebendo ameaças.

Apesar de ser o país que apresenta a maior biodiversidade do mundo, o Brasil é o 4º que mais mata ativistas ambientais, segundo relatório da ONG Global Witness. São várias as ameaças que aqueles que protegem o meio ambiente e os povos que nele vivem enfrentam: garimpo ilegal que envenena os rios e contamina populações; a criação de gado ilegal que desmata e coloca fogo em terras indígenas e unidades de conservação; a caça ilegal que movimenta o tráfico de animais silvestres; as intimidações contra lideranças indígenas e grandes projetos de empreendimento que expulsam povos indígenas e tradicionais de seus lares.

Imagem em destaque: Polícia Federal divulga imagens de objetos de Dom Phillips e Bruno Pereira achados durante busca. Divulgação PF

ENCONTROU ALGUM ERRO? Ajude-nos a informar melhor

MAIS INFORMAÇÃO EM Agência PáginaUm de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.