Povos indígenas empossam novos representantes do Conselho Estadual na capital paulista

Povos indígenas empossam novos representantes do Conselho Estadual na capital paulista

Na próxima segunda-feira, 29 de agosto, bem no Centro de São Paulo – e pela primeira vez, desde a Pandemia – 34 etnias indígenas do estado de São Paulo estarão reunidas para empossar seus novos representantes no Conselho Estadual dos Povos Indígenas (CEPISP), da Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC). Trata-se de evento especial, dentro do “Agosto Indígena”, que contará com a organização do poder público, por meio da SJC, e de sua Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena (CPPNI), e que dará posse e legitimidade ao conselho e suas novas Diretrizes Estaduais de Atenção aos Povos Indígenas. 

A SJC oferecerá todo o apoio, inclusive, logístico e de transporte, das aldeias até o local da reunião. As lideranças presentes serão reconhecidas por toda a comunidade e ficarão nos cargos pelo próximo triênio (2022 – 2025). 

A cerimônia contará com a presença do Secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa, que dará posse aos novos membros do colegiado, como faz oficialmente com todos os secretários de estado. 

As lideranças indígenas de São Paulo indicaram seus representantes titulares e suplentes que irão compor o colegiado, oriundos das etnias Guarani, Tupi-Guarani, Terena, Krenak, Kaingang, Pankararu, Fulni-ô, Pankararé, Kariri. Haverá também membros do CEPISP indicados pelas universidades USP, Unicamp e Unesp, e pela Defensoria Pública.

Na primeira reunião, a ser realizada no dia seguinte à posse, 30 de agosto, será escolhida a presidência do Conselho, entre os representantes da comunidade indígena advindos do Vale do Ribeira, Litoral Norte, Litoral Sul, da Capital, entre outras localidades, das mais variadas etnias.

CPPNI

Desde 2009, a Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena (CPPNI), da Secretaria da Justiça e Cidadania, atua na elaboração, execução, coordenação, desenvolvimento e acompanhamento de ações e programas e projetos com o objetivo de implementar políticas públicas que visem a efetiva promoção da igualdade de oportunidades em favor dos segmentos étnicos e religiosos considerados historicamente vulneráveis. O objetivo é formular políticas públicas que atendam às necessidades e especificidades dos agrupamentos negro e indígena, historicamente alijados dos bens sociais, priorizando como eixos de intervenção o racismo, os direitos humanos e a promoção da igualdade racial. 

Serviço

Cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Estadual dos Povos Indígenas para o triênio 2022/2025

Data: 29/08/2022

Horário: 15h30

Local: Auditório da Fundação CASA

Endereço: Rua Florêncio de Abreu, 848 – Luz

Imagem em destaque: Governo do Estado de S. Paulo/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *