A gengiva começou a sangrar? Veja alguns dos motivos que fazem isso acontecer
Se, ao escovar os dentes ou passar o fio dental, você notar que a gengiva começou a sangrar, saiba que isso não é normal e o ideal é procurar um dentista o quanto antes. São diversos os fatores que contribuem para o problema e quando este quadro ocorre, é um sinal de que há algo errado com o organismo ou que sua saúde bucal não está recebendo os devidos cuidados. Por isso, Paulo Zahr, dentista e fundador de uma das maiores redes de clínicas odontológicas do mundo, a Odontocompany, destaca quais são os seis principais fatores que podem levar a essa ocorrência.
- Gengivite
Trata-se da causa mais comum de sangramento nas gengivas. A doença se desenvolve por falta de higiene bucal e, além de provocar sangramento, apresenta vermelhidão, inchaço nos tecidos e até mesmo dores. Quando o paciente apresenta este quadro, os tecidos sangram apenas na hora de escovar os dentes e ao passar o fio dental. A boa notícia é que o problema é fácil de ser resolvido e uma boa higiene já é o suficiente. No entanto, vale ressaltar que quando há acúmulo de tártaro, o dentista deve ser consultado.
- Periodontite
A periodontite é uma doença infecciosa e grave, que atinge tecidos e ossos que dão suporte aos dentes. Nesse caso, o sangramento ocorre mesmo que o paciente não esteja escovando os dentes ou usando o fio dental. A patologia é a evolução da gengivite que não foi tratada corretamente. Quando a doença avança, ela destrói os ossos responsáveis pela sustentação dos dentes, causando perda dentária. Além disso, se as bactérias presentes na infecção caírem na corrente sanguínea, o paciente desenvolve outras enfermidades, como problemas cardíacos.
- Diabetes
É comum que pacientes diabéticos apresentem sangramentos nas gengivas, pois sofrem com a falta de coagulação no sangue, o que faz a gengiva sangrar. Por isso, é importante ter cuidado na hora da higiene bucal e usar apenas escovas de cerdas macias.
- Força excessiva na hora da escovação
Há pessoas que pensam que para limpar os dentes é necessário colocar força na hora da escovação, mas esse hábito não só corrói o esmalte dentário como machuca os tecidos e causa sangramentos. Movimentos leves são suficientes para promover uma boa limpeza na boca, pois elas não causam traumas nos tecidos.
- Deficiência de vitamina K
A vitamina K tem um papel fundamental para a coagulação sanguínea. Logo, sua falta no organismo pode ter associação com o sangramento nos tecidos gengivais. Por isso, é importante manter uma alimentação saudável e rica em nutrientes para a saúde do corpo. São fontes de vitamina K: espinafre, brócolis. agrião, couve, acelga, mostarda, chicória, alface, almeirão, ora-pro-nóbis, figo, amora, uva escura, nozes, castanha de caju, soja fermentada, queijos fermentados, iogurte, gema do ovo, carnes.
- Uso de medicamentos
Alguns medicamentos diminuem a produção de saliva e, consequentemente, deixam as gengivas mais enfraquecidas. Esse fator contribui com a proliferação de bactérias, que favorecem o sangramento. Então, se você faz uso de algum remédio e notou o problema, converse com seu médico.
Vale lembrar que, caso qualquer sinal não seja tratado, a doença pode evoluir e trazer consequências para o sorriso e para a saúde. As recomendações são cuidar bem da higiene bucal e consultar o dentista regularmente.
Imagem em destaque: Crédito – Pexels