Covid-19 – vacina da Pfizer-BioNTech é a primeira a ser oficialmente aprovada pelos EUA
Hoje, a Food and Drug Administration dos EUA, agência similar à Anvisa do Brasil, aprovou a primeira vacina COVID-19. A vacina ficou conhecida como Vacina Pfizer-BioNTech COVID-19 e agora será comercializada como Comirnaty (koe-mir’-na-tee), para a prevenção da doença COVID-19 em indivíduos com 16 anos de idade ou mais. A vacina também continua disponível sob autorização de uso de emergência (EUA), inclusive para indivíduos de 12 a 15 anos de idade e para a administração de uma terceira dose em certos indivíduos imunocomprometidos.
“A aprovação desta vacina pelo FDA é um marco na nossa batalha contra a pandemia COVID-19. Embora esta e outras vacinas tenham atendido aos rigorosos padrões científicos da FDA para autorização de uso de emergência, como a primeira vacina COVID-19 aprovada pela FDA, o público pode estar muito confiante de que esta vacina atende aos altos padrões de segurança, eficácia e qualidade de fabricação que a FDA exige para aprovar um produto”, disse Janet Woodcock, a responsável em exercício pela agência. “Embora milhões de pessoas já tenham recebido as vacinas antiCovid-19 com segurança, reconhecemos que, para alguns, a aprovação da FDA de uma vacina pode agora inspirar confiança adicional para se vacinar. O marco de hoje nos coloca um passo mais perto de alterar o curso desta pandemia nos Estados Unidos”, finalizou.
Desde 11 de dezembro de 2020, a vacina Pfizer-BioNTech COVID-19 está disponível nos EUA para indivíduos com 16 ou mais anos de idade, e, desde 10 de maio deste ano, a autorização foi ampliada para incluir aqueles de 12 a 15 anos.